12 de outubro de 2008

Feijoada: a desculpa carioca para reunir muitos amigos


E quando eu quero companhia o que eu faço? Cozinho!

Precisava de pessoas ao meu redor. Convoquei imediatamente uma feijoada.




Fomos para Petrópolis e passamos uma tarde muito agradável naquele terraço de vista aprazível e vento fresco, regados por vinho e cerveja.

A feijoada é sempre uma desculpa fácil de reunir os amigos sem ter muito trabalho. Aqui no Rio, geralmente é servida como prato do dia em muitos restaurantes às sextas-feiras e sábados, e tem de todos os preços. As mais famosas são as da Casa da Feijoada, as das escolas de samba - geralmente servidas nas quadras das respectivas escolas, ao som da bateria-, a Feijoada do Amaral, a do Bar do Mineiro e, é lógico, o Feijão da Raquel!!!

O preparo da feijoada consiste no cozimento do feijão preto ou mulatinho com carnes de porco. Para acompanhar, farofinha, arroz branco, couve refogada no alho e pedacinhos de laranja que ajudam na digestão. Geralmente se bebe cachaça, caipirinha, cerveja e até vinho com esse prato.


Receita de feijoada

Em uma panela com água quente e iguarias (louro em folhas, endro, coentro em grãos, pimenta do reino preta e branca, calso de costela), junte o feijão e ingredientes de porco como paio, costelinha, lombo, linguiça calabresa, pé, orelha, carne seca (eu prefiro os defumados; se comprar salgados, deixe-os de molho 12h antes do cozimento, trocando a água).

Deixe ferver por pelo menos 1h e quando o caldo já estiver espesso, acrescente um refogado com cebolas e alho no azeite. Prove o sal e acerte a gosto.

Para acompanhar, faça uma farofa fritando linguiça calabresa cortada bem fininha e tirinhas finas de bacon. Quando a gordura ja tiver derretido e o bacon ja estiver bem douradinho, acrescente bastante alho batido e um pouco de cebola, até dourar. Adicione a farinha e acerte o sal. Ao desligar o fogo, acrescente coentro cortado na hora.

Sirva com couve cortada bem fininha refogada no alho e óleo e arroz branco. Corte pedacinhos de laranja para quem gostar.

Uma boa sobremesa é um pudim de leite condensado.

Depois de comer isso tudo, o jeito é dar uma dormidinha antes de voltar dirigindo pra casa.

Seguem fotinhos da feijoada de sábado.







Links para a história da feijoada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Feijoada_brasileira
http://www.soreceitasculinarias.com/materias/curiosidades/historia-da-feijoada-no-brasil.html
http://www.reidafeijoada.com.br/historia.htm


Bar do Mineiro - Rua Paschoal Carlos Magno, 99 - Santa Teresa Tel: (21) 2221 9227
Feijoada do Amaral -
www.gattopardo.com.br/
Feijoada do Salgueiro - Rua Silva Teles, 104- Andaraí. Tel: (21) 2238-9226

2 comentários:

Unknown disse...

Só na pose com o Adri. Sabia que essa fotinho ia para o blog!!!
Afinal amigo bonitão é para se mostrar, né?

Beijos

Raquel Oliveira disse...

Ah, claro que siiim!!!