23 de setembro de 2008

É Primavera!!!




Primavera no hemisfério sul!

A primavera é tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna, e no hemisfério sul é marcada pelo equinócio de setembro, que termina no solstício de dezembro. No equinócio, o dia a noite têm a mesma duração, e a partir de então, os dias vão ficando mais longos, até o solstício, onde temos o dia mais longo do ano.

Baseada em idéias afins, a primavera remete imediatamente a um novo ciclo, a uma nova fase, ao recomeço, à fertilidade, ao renascer, às flores, às abelhinhas, ao germinar.

Desabafando aqui, confesso que vivi num inverno frio nos últimos dois anos. Mas agora, a primavera finalmente chegou para mim. Chega de hibernar e agora é hora de irmos rumo à aurora austral, abaixo da linha do equador. Acordei e resolvi renascer, germinar, exalar meu perfume pras abelhinhas.

Coloquei uma flor no cabelo pra celebrar.


Fiz planos para a primavera.

Lugares para se conhecer e coisas para se fazer na primavera (lembrando que estamos no hemisfério sul):

Bariloche - embora seja uma estaçao de ski, Bariloche na primavera é um charme. Fica muito florida e os argentinos celebram calorosamente essa estação. São vários festivais, desde a primavera dos livros até as festas da primavera com música, teatro, dança, exposições etc.

Jardim botânico - toda cidade tem um jardim botânico que estará mais florido nessa estação e terá exposições de flores multicoloridas. Os do Rio e de Curitiba são imperdíveis.

Trabalho voluntário - aproveite o espírito renovado e coloque em prática aquele projeto de mudar o mundo. Escolha seu melhor talento e ajude quem precisa. Vale começar uma campanha para arrecadar roupas, ler para cegos, ajudar em um hospital, alfabetizar adultos.

Presentear com flores - escolha um amigo querido e mande flores. É tão bom dar e receber flores fora das datas esperadas!

Cozinhar - experimente novas receitas de saladas decoradas com flores e sopas frias de primavera. Coma mais frutas, peixes e iogurtes.

Renovar o guarda-roupas - abuse dos vestidos, tecidos orgânicos, calças capris, camisões.

Comece a malhar - lembre-se que depois da primavera vem o verão!

Cortar o cabelo - pense como se fosse lua nova.

Fazer as pazes - feche o ciclo velho e comece de novo. Perdoe o que puder ser perdoado e esqueça o que não tiver perdão. Dê uma chance ao amor e à amizade.

Abrolhos - aproveite a passagem das baleias pelo arquipélago, em busca de águas mais quentes para a reprodução. Pelo menos uma vez na vida temos que ver isso.

E você, o que vai fazer para marcar mais uma fase que começa agora? Vou usar flores essa semana.

Um comentário:

Marco Sobral disse...

Linda! Uma orquídea primeveril.
Bjs