9 de setembro de 2008

O que você está lendo agora?

Tenho vício de ler no caminho de ida e de volta do trabalho. E o mais engraçado é que, quando o livro está muito bom, eu leio andando na rua. Tropeço em tudo, viro o pé nos buracos, de vez em quando esbarro num poste. E continuo com o olho no livro.

Geralmente eu leio um ou dois livros por mês. Agora que eu tenho levado menos tempo até o trabalho, demoro um pouco mais pra terminá-los.

Tenho o hábito de pegar livros emprestados de amigos. Raramente compro um livro novo. Eu sempre passo os que ganhei - depois de lê-los, se me agradarem - e sempre peço emprestado os que gostaria de ler. Ou compro em algum sebo.

Esse mês estou com um livro da Dani, A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón. Estou adorando o romance. Os amigos que leram também me animaram.

Eu tenho um hábito de escrever nos livros. Sublinho as frases que gosto, comento acerca da linguagem, da tradução, da cultura do autor, do ponto de vista social, comparo com a minha vida e com o que conheço. Quando eu empresto um livro, ele vai com todas essas anotações. Quando pego um emprestado, anoto em um papel separado, mas não tem a mesma graça. Por isso compro bastante em sebos. Se alguém me indica ou vejo um livro que acho interessante, vou ao sebo e pego uma edição já lida. Gosto quando ela vem com notas de outro leitor tb. Ai, além de comentar o que já faço habitualmente, comento também as notas do primeiro dono... Vira uma leitura complexa: o enredo de verdade e toda a outra crítica! Mas é tão bom reler as minhas notas depois...

Aqui vai a dica de um sebo que amo e que geralmente tem TUDO: http://www.traca.com.br/. É o Traça, do Sul, mas entrega em todo Brasil e os preços são bem justos. Tem também a Sebolândia (http://www.sebolandia.com.br/), que além de vender, troca livros, gibis, cds.

E você? O que está lendo agora?


Nenhum comentário: