15 de setembro de 2008

Do luxo ao lixo

Sabadão estava em casa meio desanimada. Resolvi então partir para Petrópolis. Liguei para um amigo e fomos a um restaurante chamado Bordeaux, que fica no estábulo de uma bela casa que virou um centro cultural lá. Pra falar a verdade, nunca visitei a casa, mas já fui algumas vezes nesse restaurante, que tem o nome e o mesmo dono de uma deli da cidade.

Lá é possível pegar um vinho exposto e tomá-lo pelo preço da prateleira. O ambiente é bonitinho, apesar de ter algumas mesas gigantescas com famílias inteiras comemorando aniversário e um telão tocando os mais diversos clips, que nem sempre combinam com vinho. Acho que a idéia de ser essencialmente um lugar rústico para se beber vinhos está sendo substituída pela necessidade comercial, e isso tira bastante do charme do lugar. Para se ter idéia, chegou-se a desligar o clip da Paula Toller e uma dupla tocou My favorite things e Cantaloupe, mas foi tão pouco popular que parou e a Paula Toller venceu.





De qualquer forma, o que pretendíamos era tomar um vinho gostoso e bater um papo. Tomamos um gostoso pinot noir francês de 2004. Papo vai, papo vem, decidimos que queríamos fazer algo engraçado: o taxista nos sugeriu ir ao boteco Tic-Tac, que é totalmente fim de noite, com vários bêbados e uma máquina de karaokê, daquelas que você bota a ficha. Passei a mão na máquina fotográfica e lá fomos nós.

O ambiente era muito despretencioso mesmo, é um botequinho embaixo, daqueles com pernil e ovo rosa, e no andar de cima uma sala com dardos e outra com esse karaokê, o que aparentemente é o must do lugar. Alguns gatos pingados cantando as tradicionais músicas de Fábio Júnior, Fagner, sertanejos, pagodinhos.

Pedimos uma cerveja e pegamos o livro de músicas. Escolhemos uma trilha bem brega e muito divertida: Total eclipse of the heart (Bonnie Tyler), Outra Vez (Roberto Carlos), Like a virgen (Madonna), Cavalgada (Roberto Carlos), Everything I do (Brian Adams), If you leave me now (Chicago), Without you (Mariah Carey), Close to you (Carpenters). Foi hilário! O bom é que ali tem gente que vai lá só pra assistir aos outros cantando, o que é muito motivador. As pessoas pedem pra você cantar uma música ou outra. Não tem briga pelo microfone, não tem ordem de chagada nem fila de espera, é tudo no bom senso.

Ficamos com fome e pedimos um torresminho, daqueles que estavam no balcão desde as 3 da tarde e veio pra nossa mesa, frio mesmo. Estava ótimo e crocante ainda.

Fazendo um balanço, vimos que nos divertimos bem mais com os colegas cabisbaixos do karaokê, que foram lá sozinhos, só pra cantar ou ver alguém cantando, tomando uma cervejinha honesta, do que no Bordeaux, que tem vinhos ótimos e o ambiente ainda tem alguma coisa de atraente.

Deixamos o bar com as cadeiras já em cima das mesas, às 6 da manhã, muito felizes com a possibilidade de ser pop e prometendo que voltaríamos mais vezes.

Eu volto!




Bordeaux - http://www.bordeauxvinhos.com.br/
Tic Tac Restaurante e Bar - Rua Imperador, 1041- Petrópolis - RJ Tel: (24) 2231-5950

Nenhum comentário: