19 de outubro de 2009

Fim de semana de comilança na Serra Fluminense II


Eu falei que o fim de semana foi bom!

Olha, essa dica é quente, borbulhando, com azeite fervente! Pra quem gosta de guloseimas do Império, se for a Petrópolis, não pode deixar de conhecer esse restaurante. Trata-se do Transmontano, o restaurante anexo do Bragança Hotel, na quadra da Catedral São Pedro de Alcântara, a 20 passos do Museu Imperial.

Estávamos já com aquela fominha vespertina, umas 14h. Era domingo e não queríamos ir longe. Lembrei do restaurante português e lá fomos nós! Chegando, tinham mais 3 mesas ocupadas, todas na varandinha. Em uma mesa vi uma família comendo uma grande travessa de contra-filé com fritas e me perguntei por que estavam ali e não no Toni's. Na outra mesa, um casal de velhinhos já estava na sobremesa. Todos bebendo cerveja.

Sentamos e fomos prontamente atendidos por um senhor muito simpático que nos disse que o prato do dia era o Bacalhau ao Zé do Pipo. Resolvi arriscar o Bacalhau à Narcisa e ele disse que esse era sem dúvida o melhor da casa. Enquanto esperávamos, aceitamos a tradicional porção de bolinhos de bacalhau, crocantes por fora e macios por dentro. O dono do lugar, senhor Joaquim, veio até a mesa recomendar o vinho, mas já tínhamos decidido pelo Acácio verde, do qual não me arrependo. O Flávio, que não bebe, ficou com metade da garrafa.

Mas gente, não é brincadeira: o que chegou na mesa foi uma travessa incrível de lombo de bacalhau, em pelo menos meio litro de azeite fervente, borbulhando, com batatas e cebolas, além de uma porção de arroz - que é lógico, ficou intocada. Dos deuses! Comemos quase tudo, mesmo depois daqueles 8 bolinhos.

De sobremesa, queríamos doces portugueses. O garçom nos trouxe uma bandeja com os que tinham sido feitos naquele dia, pela Patricia, a doceira deles: pastel de belém (comi e aprovei), toucinho do céu (comi e aprovei) e pudim de leite (não coube na barriga depois de tudo).

O balanço? Tudo perfeito. Excelente atendimento, simpático e informal sem ser grosseiro, comida maravilhosa, sobremesa fantástica, vinho boníssimo e geladinho. Voltarei muitas vezes.

Mas o que aquelas pessoas faziam ali com bife, batata frita, latas de cerveja e mousse de chocolate de sobremesa? Deveriam ler esse blog!

Transmontano - www.bragancapalacehotel.com.br

2 comentários:

ANA LEANDRO disse...

Este fim de semana estive no citado restaurante e pedi o Bacalhau à moda da casa, e foi uma grande decepção. O prato é feito de bacalhau, batata, pimentão e molho branco, e vem gratinado. A questão é que debaixo daquele molho encontrei um monte de peles com espinhas, o que foi uma afronta. Foram bastante mal educados e, obviamente, que não paguei a conta de algo que não comi. Não recomendo. 01/08/2011

Raquel Oliveira disse...

Puxa Ana, que pena! Fico triste que não tenha sido bem atendida lá. Alias, ser bem atendida é premissa em qualquer lugar que se vá. Eu acredito aliás que o atendimento é mais importante até que a própria comida.

Realmente é um desrespeito que o bacalhau venha com pele escondida no molho e eu não imaginei que isso pudesse acontecer ali. Quando fui, o bacalhau estava realmente perfeito, macio, o azeite perfumado, as cebolas na medida certa.

Espero que, se houver uma proxima vez, voce tenha a sorte que eu tive. E se nao houver proxima vez, tem vários outros lugares ótimos para comer bacalhau na Serra [ou tinha! (: ], como o bacalhau com nata da Adega dos Frades, ou o Bacalhau à Lagareira do Parrô do Valentim.

Enfim, fico triste quando perco um restaurante para o descaso e o mau serviço, mas isso me obriga a sair para procurar outros!

Poste as dicas do que for melhor se encontrar!

Um abraço,

Raquel