14 de junho de 2010

Menu dos namorados

Mais um ano com meu Flávius Augustus :)!

Comemoremos, sempre! Dessa vez ele participou bastante, já que foi ele que teve que escolher o menu, fazer as compras e escolher os vinhos, por eu estar viajando bem na véspera. Ele então me buscou no aeroporto e fomos direto pra Angra, com as sacolas que ele comprou.

Chegando lá, olha o que eu consegui fazer com os ingredientes:


Lomo a la pimienta con papas a la crema:

Cozinhe as batatas só até ficarem al dente, com casca em tudo. Eu já as cozinho cortadas, que é mais rápido. refogue-as no alho, cebola picadinha e aneto. Adicione creme de leite e grana padano ralado. Acerte o sal e adicione pimenta se desejar.

Tempere o filé com alho, sal, louro e vinho tinto. Depois de alguns instantes, coloque-o numa panela bem quente, com um fio de azeite extra-virgem. Deixe dourar dos dois lados, baixe o fogo para cozer o necessário por dentro até o ponto desejado e despeje sobre ele uma mistura de vinho tindo, água, 1 colher de maizena e muita pimenta do reino moida grosseiramente.


Para acompanhar, um Malbec pra não pesar.


Risoto de camarão:

Refogue o camarão limpo no azeite com alho e louro, só até ficarem rosados. Numa panela, refogue o arroz arbóreo, alho, cebola. Quando o arroz começar a fritar, jogue uma taça de vinho branco para selar. Complete a panela com caldo de legumes ou de peixe e siga cozinhando em fogo baixo, mexendo sempre e adicionando água conforme a necessidade. Quando faltar cerca de 5 minutos para o ponto do arroz, adicionar o camarão refogado e o molho de tomate. Acertar o sal e a pimenta, que pode ser dedo de moça.

Vinho branco seco ou vinho verde pra acompanhar, geladinho.

Nenhum comentário: