29 de dezembro de 2009

Osteria Policarpo: muito potencial e pouco resultado

Eu já tinha lido notinhas sobre o Policarpo e estava curiosa para ir, o cardápio era muito interessante.

A Osteria Policarpo fica no Largo dos Leões, no Humaitá, e é um bistrozinho de 10 mesas no máximo, muito charmoso, que toda vez que eu passava tinha vontade de entrar. No cardápio, quitutes como pães diversos, ragu de carne, risoto de pato, ravioli, caldos, além de uma bela carta de vinhos.

Estava uma chuva tremenda e chamei o Flávio pra almoçarmos lá num feriado desses. Quando chegamos, éramos somente nós dois e mais uma mesa. Leamos um tempinho para que alguém nos atendesse. Pedimos a cesta de pães e um vinho branco, que veio quente. Pedimos um balde de gelo, mas ele não podia ficar em nossa mesa, que era muito pequena. Sendo assim, dependeríamos da garçonete lembrar de nos servir o vinho. E é claro que tivemos que lembrá-la várias vezes. Quando terminamos o almoço, sobremesa e pedimos a conta, a garrafa ainda estava pela metade.

A comida, um caso à parte: o cardápio né de dar água na boca. Pedi um ragu de carne com fetuccini e Flávio pediu um risoto de pato ao molho de vinho. Os pratos demoraram muito, mas chegaram lindos à mesa. No entanto, ao provarmos, não tinha sabor. Pedi pro Flavio trocar de prato comigo porque o ragu não tinha nada além de carne, vinho e tomate. Nem sal, nem alho, nem cebola, nem louro, nem pimenta, nada. Fiquei com o risoto de pato dele que, depois de eu colocar azeite, sal e pimenta do reino, ficou bom.

Partimos pra sobremesa, e ao pedir ajuda à garçonete, ela nos indicou a torta de massa de avelãs, que realmente parecia deliciosa. Mas não passou de uma massa de chocolate pesada. Pedimos então o café, que era excelente, e a conta. Saimos desapontados.

Um tempo depois, em outro dia de chuva, resolvemos dar uma outra chance ao Policarpo. Podia ter sido um dia ruim. Chagando lá, o dono estava em uma mesa, o que poderia ser um sinal de que as coisas iriam funcionar.

O atendimento continuou muito deficiente, trouxeram pratos que não foram pedidos e queriam que pagássemos por eles, e a comida continuava sem graça. Como além de tudo o lugar não é barato, foi novamente uma perda de tempo, dinheiro e sabor.

Dei a chance eu achei que o Policarpo merecia, mas ele está muito baixo no meu conceito. Não recomendo.

Osteria Policarpo - Largo dos Leões, 15, Humaitá, RJ.

12 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pelo aviso.
Também ouvi falar muito sobre esse restaurantec e, pretendia conhece-lo.
Antes de ler suas impressões,liguei para a osteria, para pedir informações.
Fui atendido com enfado.
Já desisti...

Raquel Oliveira disse...

Fez bem. Ser bem atendido é o mínimo esperado. Só se começarmos a evitar os lugares que não nos tratam bem eles começarão a se preocupar com o atendimento.

Anônimo disse...

Desistindo da osteria, alternei para o Alameda, nas proximidades (Visconde de Caravelas).
O namorado com pupunha estava muito bom.
O vinho tem o preço acima do mercado, mas é servido com competencia.A sobremesa, sorvete de baunilha com calda de chocolate, como diriam os franceses, estava "ordinaire".
Mas, vale conferir.
Boas Festas!

Raquel Oliveira disse...

Sempre vale conferir! Nem que seja pra falar mal no blog depois! ;)

Valeu a dica!

Anônimo disse...

Aproveitando o tópico, sugiro que você faça uma avaliação dos restaurantes do bairro (Botafogo/Humaitá e adjacencias), no mesmo estilo usado para avaliar a osteria.
Um 2011 com mesa farta e de qualidade, sempre com um bom vinho!

Renato disse...

Sempre que vou ao Policarpo nunca me desaponto, a Bisteca à Fiorentina é sensacional. Uma das poucas opções de restaurante italiano bom no Rio.
A casa está sempre cheia e com um clima muito agradável. Uma pena voce ter ido lá duas vezes e ter tido azar assim.

Raquel Oliveira disse...

Renato, pode ser sim que eu tenha tido azar... por isso é bom que vcs coloquem a experiência de vcs aqui. Alguns elogiam, outros reclamam e a gente vai filtrando de acordo com o nosso perfil.

Obrigada por comentar!

Um abraço,

Raquel

Anônimo disse...

Já fui lá algumas vezes e sempre fui bem atendido. Uma vez, inclusive, o proprietário ofereceu uma taça de vinho para minha namorada ao vê-la indecisa na escolha. O lugar é bem apertado, por isso, certos mimos que dependem de espaço são inviáveis. A comida, nas vezes que fui, achei muito boa, sem sabores exagerados.

Também tenho um site que fala, dentre outras coisas, de restaurantes. Lá consta a minha opinião do Policarpo. Segue o link:

http://www.wikirio.com.br/Osteria_Policarpo

Abraço!

Unknown disse...

Eu e minha família temos o hábito de, aos domingos, não variar de restaurante, quando a escolha são massas. Algumas vezes tento convencê-la a experimentar um lugar novo para "por no currículo". Assim foi com a Osteria Policarpo. Pelos poucos comentários que li minutos antes de seguir, percebi que seria uma boa experiência. A impressão na parte externa parecia boa, que foi alterando quando de nossa entrada. Deparamos com uma senhora, a responsável, a explicar um dos pratos à minha filha, sem que fosse solicitado, de forma indelicada, deixando inclusive um casal ao lado, incluindo nós, desconfortáveis. Não foi perguntado se queríamos um couvert, nem bebida. Ao chegar os 4 pratos (1 Spaghetti ai carciofi, 1 Fettucine al Ragù, 2 Tournedos con Tre Pepi), o da minha mulher veio praticamente frio além de terem parte das massas coladas, tanto quanto os das nossas filhas. A impressão geral é que não havia sabor. É como se alguém fosse para a cozinha, sem saber cozinhar, e preparou um macarrão desses que compramos em supermercado e não soube calcular o tempo do microondas. Preço altíssimo (R$203,00, incluindo o serviço, para 4 pessoas) para comermos massa! Ao final, nossas filhas nos disseram que no banheiro feminino estava repleto de baratas. Quanto arrependimento de não termos permanecido na rotina de almoçar no Fiorino ( http://ristorantefiorino.com.br ), na Tijuca, cuja qualidade, atendimento, sabor e preços estão a anos-luz em vantagem desta trágica experiência.

Raquel Oliveira disse...

O Rio de Janeiro infelizmente esta assim. Preços absurdos, atendeimento péssimo. Treinamento já!

Anônimo disse...

Fui a esse restaurante também, minha pergunta é... Como continua aberto?
Fui no ano passado com meu marido, a mulher que atendeu, acho que era a dona, foi um poço de ignorância, pedi um molho vermelho com manjericão e ela me trouxe pesto, porque disse que eu ia preferir (acho que já sou grandinha para saber o que eu quero comer), mas ela foi tão veemente que fiquei com medo de querer trocar o prato, tirando que já tinha demorado horas pra sair, e eu não queria mais esperar, resolvi arriscar. Foi o pior pesto da minha vida, esta muito amargo, parecia passado (faço em casa um pesto bem melhor, alias melhor não, bom, porque aquilo estava intragável). Meu marido foi de Ragú, estava seco, salgado e sem sabor, não dava pra salvar, tirando o fato que que o suco que pedimos ao chegar (porque meu marido levantou e foi pedir no balcão), só chegou depois do prato. Tinha sugerido a torta de gianduia de Sobremesa, como sendo o manjar dos deuses, resolvi arriscar, aquilo não é gianduia, é um brigadeirão muito do safado e metido a besta, eles deveriam passar um dia na The Bakers pra provar um torta boa.
Além que toda minha má experiência, ainda presenciei duas cenas que me deixaram chocadas, a primeira, chegou um rapaz com um grupo de pessoas que me parecia ser filho dos donos, falando alto e fazendo algazarra, acho que bêbados e passaram o pedido deles na frente de todos, falta total de profissionalismo e respeito com os cliente. A segunda foi novamente a dona que ofereceu uma colher a uma cliente para ajudar com o espaguete e quando a cliente aceitou ela imediatamente disse que aquilo era coisa que na Itália só a "ralé" fazia, pois era considerado falta de educação, mas que no Brasil somos todos ralé mesmo, então podia. Eu sei que os Italianos não fazem isso e enrolam sua massa com perfeição no garfo, mas foi ela quem ofereceu a moça e depois falou humilhou a atitude, qual foi a intenção daquilo? Depois disso, larguei a sobremesa e fui embora, até porque a frequência não estava nada familiar e era péssima. Claro que a conta foi um absurdo e totalmente fora do meu padrão de restaurantes.
A noite fui jantar na CT trattorie para esquecer aquela catástrofe do almoço e comer em um restaurante bom de verdade.
Se um dia estiver por perto da Osteria Policarpo e pensar em comer por lá... prefira o hot dog quase em frente, é melhor, vai por mim...

Raquel Oliveira disse...

E vejo que depois de tantos anos só piorou... Obrigada pelo seu depoimento. Na próxima, cachorro quente do Oliveira, que é uma simpatia e a maionese é fresquinha! :)