28 de março de 2009

Pense...


"A expressão : Conversar com os seus botões, parecendo simples metáfora, é frase de sentido real e direto. Os botões operam sincronicamente conosco; formam uma espécie de senado, cômodo e barato, que vota sempre as nossas moções."

Machado de Assis

A saga dos cantuccini

Hoje recebi um telefonema às 8:30 da manhã. Era a Valeska me perguntando se eu sabia onde encontrar Cantuccini. Na hora pedi 30 minutos pra pensar. Pensei em todas as deli que podia lembrar. Não tinha no Garcia & Rodrigues, não tinha no Le Pain du Lapin, nada no Talho Capixaba, no Lidador, na Expand, no Orlandi, e então nos demos conta de que não havia cantuccini no Rio de Janeiro!!!

Achamos um link de um site de entrega de flores e cestas de café da manhã que até poderia salvar, mas a preço de petróleo: R$ 15 por 150g.

Por isso, resolvi publicar uma receita italianíssima dos deliciosos Biscottini di Pratto, secretamente cedida por meu padrasto Nicola Papp:





Ingredienti


· 500 gr Farina
· 500 gr Zucchero
· 250 gr Mandorle intere con la buccia
· 2 tuorli d’uovo grandi
· 3 uova grandi intere
· 1 cucchiaino di baking powder
· 2 bicchierini di liquore di amaretto

Ricetta

Tostare le mandorle intere in forno. Fare raffreddare.
Mescolare lo zucchero con 2 tuorli di uovo e due uova intere. Sbattere fino a che e` bello schiumoso, come un uovo girato con lo zucchero.
Aggiungere l’amaretto e la baking powder. Mescolare.
Aggiungere due terzi della farina poco alla volta mescolando.
Aggiungere le mandorle mescolando.
Aggiungere il resto della farina. Questa e` la parte piu` difficile, perche` bisogna cercare di ottenere una pasta omogenea ma abbastanza secca. E` piu` facile e veloce prepare i biscottini con una pasta piu` bagnata (piu` amaretto o un po` di acqua), ma quando poi si tagliano dopo la cottura i bordi vengono troppo schiacciati.

Dividere la palla in cinque palline di circa 300 gr ciascuna.
Rotalare le palline per farle allungare in forma cilindrica, poi appiattire in forma di un pane lungo e basso. Imburrare e infarinare una teglia, e metterci sopra i pani lasciando uno spazio di 2 cm tra ciascun pane.

Sbattere l’ultimo uovo intero in un bicchiere e spennelarlo sui panetti abbondantemente.

Cuocere in forno gia` caldo a 190 gradi se la pasta e` venuta secca per circa 35~45 minuti. Se la pasta e` un po` bagnata cuocere in forno piu` freddo a 165 gradi per 50_60 minuti.

Dopo la cottura, rimuovere subito i pani dalla teglia e porre sul tavolo. Lasciare raffreddare cinque minuti. Tagliare con un coltello in fette di un cm circa di larghezza.
Tagliare per primi i due pani che hanno cotto all’esterno, e per ultimo quello in mezzo.
Lasciare asciugare i biscotti tagliati all’ aria. Bisogna trovare il momento giusto per taglare i pani. Se si tagliano troppo presto, i bordi vengono spiaccicati. Se si aspetta troppo e i pani sono gia` secchi, si sbriciolano quando si tagliano.


Sinceramente, a receita é divina e fica bem melhor do que o vendido no site. Os biscoitos podem ser guardados em lata por até 3 meses, dá até pra vender e ganhar um din-din já que está raro...

21 de março de 2009

Poison Fire


Recebi esse vídeo da minha irmã.

Em tempos de guerra, de aquecimento global, de desigualdade, de crise nos EUA e em todo o mundo, de alta no preço do petróleo, vale a pena assistir.

São 28 minutos de um vídeo feito por moradores da Nigéria, sobre a exporação de óleo e gás e suas consequências para a população. Não pensem que é um problema apenas da longínqua e subdesenvolvida África... O Rio de Janeiro ainda tem muito petróleo para ser extraído.

Às voltas com a nova regra ortográfica?

Eu já aprendi. Sou viciada em línguas e quando saiu a nova regra eu já estava estudando. Mas quando bate aquela dúvida ainda nos faltam fontes de rápido acesso.

Esse site corrige automaticamente a sua escrita de acordo com as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Basta você digitar a frase.

http://ramonpage.com/ortografa

Vale conferir!

E a Veja também disponibilizou seus exemplares!

Fonte: Portal Imprensa. Data: 12/12/2008

A partir da próxima segunda-feira (15) a revista Veja, da Editora Abril, disponibilizará todo o seu acervo na Internet. Todas as edições, desde aprimeira, em 11 de setembro de 1968, poderão ser lidas e consultadas gratuitamente no site www.veja.com.br/acervodigital feito para abrigar o acervo digital.

Com investimento de R$ 3 milhões e patrocínio do Bradesco, "a idéia é democratizar o acesso à história recente do país e do mundo", diz Yen WenShen, diretor da publicação. "Essa iniciativa coloca Veja ao lado dosmaiores acervos digitais do mundo e em condição única no Brasil"

Para maior comodidade dos leitores, o Acervo Digital segue a estrutura da própria revista, ou seja, o usuário navega na web como se estivesse folheando a publicação. Fácil de ser utilizado, o acervo apresenta as edições em ordem cronológica e conta com um avançado sistema de buscadesenvolvido especialmente para Veja.Este sistema permite cruzar informações e realizar filtros por período eeditorias. Assim, basta o internauta digitar uma palavra-chave que automaticamente a ferramenta pesquisa em todos os textos da revista. Além disso, o usuário também terá acesso a um conjunto de pesquisas previamente elaborado pela redação do site, com temas da atualidade e fatos históricos sobre o Brasil e o mundo. Será possível, ainda, navegar pelas capas, entrevistas, reportagens e anúncios publicitários, sempre visualizando a reprodução do material original.

Resultado de 12 meses de intenso trabalho, o projeto foi desenvolvido por Veja em parceria com a Digital Pages, empresa responsável por estruturar a digitalização de cada uma das mais de 2 mil edições e convertê-las em revistas digitais. Dado o porte do projeto, uma equipe de 30 pessoas foi montada para cuidar desde o desgrampeamento das edições impressas até a publicação dos quase nove milhões de arquivos que compõem o acervo.

"Como os exemplares em papel não poderiam ser inutilizados pelo processo dedigitalização, o fluxo de trabalho contrapôs ciclos de uma sofisticada linha de produção industrial com procedimentos extremamente artesanais, como o nivelamento de página por página por meio de ferros de passar roupa antes do escaneamento", explica Shen.

5 de março de 2009

Super Interessante

Pessoal,


Os editores da revista Super Interessante, em um gesto incomum, liberaram para leitura e consulta todo o conteúdo das edições antigas da revista, de 1988 a 2007.

Com certeza, representa uma rica fonte de material de pesquisa para trabalhos escolares.

É só clicar no ano, escolher a capa da revista e acessar todo o seu conteúdo.

http://super.abril.com.br/super2/superarquivo/

4 de março de 2009

Aniversário


Ta chegando o dia de apagar as velinhas. To ficando mais velha...

Estou mega cansada esse ano e por mim eu viajava com meu namorado pra passar um fim de semana romântico em algum lugar do universo, mas não vai dar por alguns motivos. No entanto, embora eu esteja extremamente fadigada, esse ano eu tenho um motivo muito forte para comemorar e não posso deixar passar em branco.

Sendo assim, como hoje já é quinta e eu preciso pensar em algo e convidar as pessoas rapidamente, preciso da ajuda de vocês. Queria idéias para irmos sábado; um lugar criativo, interessante e onde possamos reunir varias pessoas em um ambiente que nao seja um mesão reto onde os da ponta não interagem. Quero um lugar agradável, onde possamos conversar e beber um bom vinho. Uma certa luxúria é essencial...

Por favor me ajudem!!!